Campanha de Vacinação contra o sarampo continuará até sexta-feira (14)

11 fevereiro 20140 comentários

A vacinação contra o sarampo foi prorrogada até a próxima sexta-feira (14). Enquanto a Secretaria de Saúde do Município espera vacinar 95% das crianças entre 6 meses e 5 anos, ontem, a procura pela vacina nos postos de saúde do município foi baixa. A equipe de reportagem do Diário do Nordeste esteve no Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro de Fortaleza, e constatou a pouca movimentação. De acordo com a dona de casa Renata Sousa, 23, ela escolheu a segunda-feira para vacinar o filho João Pedro, 3, justamente pela procura por vacinação durante a semana ser menor.
Segundo o último balanço da Secretaria da Saúde do Ceará, 105.497 crianças foram vacinadas em Fortaleza, com exceção deste fim de semana. Esse número equivale a 65,71% mas é esperado que até o dia 14 sejam vacinadas 160.551 crianças com a faixa etária alvo da campanha.
De acordo com a assessora técnica de imunização contra o sarampo, Vanessa Soldatelli, a secretaria ainda não tem a quantidade de crianças vacinadas em todas as regionais nesse final de semana. Porém, o saldo da campanha é positivo, pois o número de suspeitas da doença está diminuindo nos postos de saúde e hospitais. Até a sexta feira passada, foram confirmados 55 casos de sarampo em Fortaleza. O primeiro caso e início do surto de sarampo foi registrado no dia 25 de dezembro, após 15 anos sem nenhum caso da doença originado na cidade. Na Capital, a vacinação acontece de 7h às 19h em 45 postos de saúde. Nos outros 47, funcionarão no horário normal, das 8h às 17 horas. A Secretaria de Saúde do Município não confirmou se haverá vacinação neste final de semana.
No Ceará
Ontem mais dois municípios foram incorporados à campanha: Beberibe e Trairi. Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Uruburetama não conseguiram atingir a meta da vacinação em todo o Estado. O combate ao sarampo vai continuar através da imunização em todas as cidades. Desde o dia 25 de dezembro de 2013 ao dia 7 de fevereiro, foram notificados 265 suspeitas de sarampo, sendo 62 casos foram confirmados na sexta-feira passada. Esse número aumentou de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, pois na semana anterior, apenas 11 casos foram confirmados.
Ainda de acordo com a secretaria, 11 municípios conseguiram ultrapassar a meta de cobertura, dentre eles estão Horizonte, Pacajus, Itaitinga e Jaguaribe. Essas cidades passarão a realizar o Monitoramento Rápido de Cobertura (MCR), para evitar que outros casos da doença possam surgir.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com transmissão respiratória. Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Para a prevenção, o Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral, que protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela, aos 15 meses de idade.
Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias. Entre os 20 e 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina. Para adultos a partir de 50 anos, a imunização é recomendada se tiver contato com alguém com suspeita da doença.
Fonte: Diário do Nordeste
Compartilhe esta noticia :

Postar um comentário

“As pessoas podem e devem expressar suas opiniões através do Site mesmo no anonimato, mas que o façam com responsabilidade sem agredir a honra de pessoas.

Obs: Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Ceará Portal de Noticias

 
Contatos (88) 92206148 | E-mail: aurielioalves@gmail.com |
Copyright © 2013 / 2014 Ceará Portal de Notícias/ A Informação Com Credibilidade - Todos os direitos reservados